Angela Maranho Vivan Psicóloga Clínica | Coach | Orientadora Sistêmica

Sócia fundadora da Oficina do Ser e do Campo Sistêmico

Iniciei minha carreira profissional como psicóloga clínica e desde muito cedo fui incansável no aprendizado contínuo e  na busca pela integração entre os saberes das ciências que me conduzissem à uma prática mais efetiva na relação psicoterapeuta-cliente. Por esse motivo, nesses quase quarenta anos de profissão nunca parei de me entusiasmar com as novas descobertas e metodologias de vanguarda que pudessem oferecer fundamentação e ferramentas para auxiliar na cura de traumas, da ampliação da consciência para a facilitação do desenvolvimento humano, pois acredito que através dela conseguiremos alcançar a vivência dos propósitos mais elevados do Ser Humano.

Nos últimos 15 anos busquei na teoria e prática da visão sistêmica, na formação em Coaching Sistêmico e nas Neurociências aplicadas à pratica clínica a unidade na diversidade para facilitar essa integração, atendendo dessa maneira as demandas por trabalhos mais profundos (intervenção vertical) e trabalhos mais focados e breves como o Coaching e a Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional (intervenção horizontal). Essa integração tem permitido que os processos de Coaching, bem como os de psicoterapia possam alcançar não só os aspectos individuais, como também abranjam o contexto social em que o cliente está inserido, os sistemas aos quais ele pertence; o que tem proporcionado reais processos de mudança e o desbloqueio e  alavancagem de competências de forma efetiva e rápida.

A Psicoterapia Sistêmica Integrativa engloba esses aspectos mais profundo de reprocessamento de traumas que impedem a aprendizagem de novos padrões, liberando as pessoas para a  busca de soluções criativas e a e o desenvolvimento integral do Ser, 

Também tenho acompanhado processos de Coaching Sistêmico com empresários e  executivos de diversos segmentos que não se sentem mobilizados para um processo de psicoterapia, mas que dizem sim a  um trabalho focado em desenvolvimento pessoal, desbloqueio e desenvolvimento  de competências emocionais e sociais em uma área específica ou questão de sua vida profissional ou relacional. 

Desenvolvo programas sob medida para equipes de liderança, voltados para a comunicação efetiva e gestão compartilhada. Também tenho sido   corresponsável pela criação e aplicação de  workshops de desenvolvimento de líderes em várias empresas com parceiros de algumas consultorias, entre elas a Regina Vera Bioconsultoria. 

 Mais recentemente, a formação em Health & Wellness Coaching me trouxe a possibilidade de integrar os conhecimentos e práticas da psicologia positiva, a“escuta ativa”  aguçada aos processos de Coaching, 

Co-fundadora da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), supervisionei alunos em cursos de formação de AIT ( Abordagem Integrativa Transpessoal), conduzi treinamentos de percepção para terapeutas. Um trabalho gratificante que me possibilita transmitir conhecimento e experiência da presença terapêutica sob medida, respeitando o perfil de cada profissional. 

Principais formações:

Psicologia: UNIPAULISTANA 

Psicoterapia Ericksoniana e no Coaching na abordagem Ericksoniana (Milton Erickson),

Biopsicologia (Susan Andrews – Instituto Visão Futuro),

EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Francine Shapiro Ph.D.),

BSP  Brainspotting – formação com o criador David Grand Ph.D. (EUA),

 Membro licenciado da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRAINSPOTTING desde 2014

Formação com Mario Salvador (Espanha) em Psicoterapia Integradora  e Reprocessamento de Trauma- Método Aleceia

Membro da AIBAPT – Associação Iberoamericana de Psicotrauma – 2020

Soudrama ( Connie Miller EUA)

Constelação Sistêmica Organizacional Internacional (Infosyon) – Formação concluída em 2012, ( diversos treinadores do mundo todo)- Coordenação Jan Jacob Stam – Holanda

Coaching Pessoal e Profissional (Erickson College Internacional), além de diversas formações anteriores em Coaching, 

Health e Wellness Coaching (Carevolution e American College)

Na Psicologia Transpessoal, encontrei o terreno propício para trabalhar com a totalidade do ser, utilizando a  memória profunda, como ferramenta na busca da origem dos traumas  como para o acesso aos potenciais saudáveis adormecidos no inconsciente individual e sistêmico. Já  em 1987 fiz a formação com a Dra. Maria Julia Peres, psiquiatra e criadora da Terapia Reestruturava Vivencial Peres. Em 2000, em DMP -Deep Memory Process (Woolger Training International), método criado pelo psicólogo inglês Roger Woogler para cuidar de memórias reprimidas e traumas. Em 2001, conheci o EMDR ( Francine Shapiro), fiz na época o treinamento com Graciela Rodrigues ( Argentina), hoje sigo agregando conhecimentos atualizados nessa e em outras  formas de terapias fascinantes que utilizam o neuroprocessamento como um dos seus pilares..

Em 2014, fiz formação em Brainspotting com o próprio criador da técnica- David Grand – continuo me aprimorando e me aprofundando no  terreno das neurociências e suas mais recentes conquistas no reprocessamento de traumas com ele e com outros treinadores. Esse aprofundamento me trouxe a  incrível constatação de que os procedimentos antigos ( desde 1987) levavam aos mesmos resultados que podemos atingir hoje otimizando recursos e tempo. 

Com o objetivo de transferir toda a experiência adquirida ao longo dos anos atendendo tantas pessoas com traumas e obtendo resultados incríveis, idealizei um programa de apoio aos pais que desejam ter um filho para que a psicoeducação, a  ampliação da Consciência e a Consciência Sistêmica possa começar ainda no útero. No programa  de Apoio e Orientação à Gestação, trabalhamos a autopercepção, conexão sistêmica  e a construção do vínculo afetivo entre mães e pais aos filhos ainda no útero, preparando as novas mães e papais para a chegada do novo membro na família. Pais adotivos ou não também devem participar do processo de Gestação Emocional ou Parental para desenvolver a conexão sistêmica e  vinculação afetiva. Alguns casais me procuram para se preparar para a entrada de um terceiro membro, mesmo antes da gestação ou da adoção, pois precisam criar esse espaço interno como casal. 

Desenvolvi oficinas temáticas  e alguns programas como a Oficina da Alegria, Constelação da Virada, Integração da Comunidade Interna, o Programa de Percepção Sistêmica voltada para professores, terapeutas, consultores, coachs e gestores de pessoas.

Desenvolvi o PsicoEducação: Autoconsciência e Comunicação Efetiva  (PEACE) –um programa continuado de coaching sistêmico que engloba várias oficinas e que visa despertar, desenvolver e disponibilizar recursos criativos com foco na auto sustentabilidade do ser,  na liderança ética e na comunicação efetiva e afetiva.

Em parceria com minha  sócia, Cristina Guimarães facilito Workshops de Constelação Sistêmica Familiar e Constelações Temáticas na Oficina do Ser e em outros espaços.

Sou cofundadora do Campo Sistêmico, que desenvolve e utiliza ferramentas sistêmicas, derivadas das Constelações Sistêmicas Organizacionais para atendimento às Organizações, com foco em soluções para questões complexas.

Sigo agregando conhecimentos, experiências e congregando pessoas e organizações no propósito de melhorar a qualidade de vida e comunicação das pessoas e organizações com o meu trabalho. 

Entre em contato com a Angela pelo e-mail:

contato@angelamaranhovivan.com.br

www.angelamaranhovivan.com.br

Skype: angelamariamaranhovivan

Fixo: + 55 11 5533 4848