BRAINSPOTTING

“ONDE VOCÊ OLHA AFETA COMO VOCÊ SENTE”

Brainspotting é construído num modelo onde o terapeuta desenvolve ao mesmo tempo uma sintonia com o cliente e com o processo cerebral do cliente.

O que é:

Brainspotting é uma técnica neurobiológica com consequências psicológicas de processamento de traumas que usa o nosso campo de visão para encontrar nós (spots) onde estamos armazenando esses traumas em nossos cérebros. Alguns reflexos visíveis são disparados quando os olhos encontram esse ponto, sinais de que algo está trancado lá dentro, naquele cofre onde incontáveis traumas são armazenados.

Enquanto os olhos escanceiam o ambiente externo em busca de informação, eles também podem escancear o ambiente interno- nosso cérebro- para obter informações.

Como funciona:

Braisnpotting usa o campo visual para escancear de volta em si mesmo e guiar o cérebro para encontrar informações perdidas. Mantendo o olhar em um ponto especifico de mirada externo, nós mantemos o cérebro focado num ponto especifico interno onde o trauma está armazenado, para promover o processamento profundo que leva ao alívio e resolução do trauma.

Nossos olhos e cérebro são entrelaçadamente tecidos juntos e a visão é o primeiro caminho pelo qual os seres humanos se orientam no ambiente.

Sinais enviados pelos nossos olhos são profundamente processados no cérebro. O cérebro, então, momento a momento redireciona reflexiva e intuitivamente onde nós olhamos.

O Terapeuta permanece em sintonia dual e num estado de mindfulness enquanto dá espaço e segurança para que o cérebro faça o processamento sabiamente.

Quando termina a sessão:

A sessão termina quando a ativação inicial é levada ao menor nível possível para aquela sessão.

Links:

Vídeos youtube sobre sessões de brainspotting

https://youtu.be/WULF-mTkfnc  ( uma sessão de brainspotting)

Brainspotting – David Grand